Festival das Luzes – Diwali ou Deepavali

god_ganesh_at_diwali_festival-2880x1620

O Festival das Luzes em hindi Diwali ou Deepvali, é um dos mais conhecidos e celebrados festivais indianos. A data do Festival está ligada ao calendário lunar, ocorrendo geralmente no mês de outubro ou novembro de cada ano.

Durante o Diwali são realizados muitos rituais ou “Pujas” para as Deidades Hindus como Brahma, Lakshimi, Ganesha, Shiva, Krishna, Vishnu  e muitos outros. Culturalmente é comum nessa data pessoas compartilharem doces, acender velas, lâmpadas nas águas e assistir apresentação de fogos de artifício.

Mais do que um ritual devocional, o Diwali representa a celebração da Luz Interior do Verdadeiro Eu (Atma) contra a “Escuridão”, ou ignorância da Alma Encarnada (Jivatma).  É a celebração do “Bem” contra o “Mal” em cada ser humano.

A palavra Deepavali surgiu a partir de uma história em que Sri Rama, um dos avatares de Vishnu derrotou o  mal encarnado em  Ravana, uma deidade maligna. Para celebrar tal vitória, o povo da capital do seu reino ofereceu a Rama uma iluminação em fileiras (Avali) de lâmpadas (Deepa), dando assim o nome: Deepavali. Devido ao tempo a palavra sofreu alterações e ficou conhecida também como Diwali.

diwali_festival-1

O Festival é geralmente comemorado em 5 dias, no primeiro dia a Deusa Lakshimi é recebida para trazer prosperidade e abundânica nas casas e no trabalho.

No segundo dia é comemorado a destruição do mal em Narakasura por Krishna e a Deusa Kali, o terceiro dia é o dia mais especial do Festival, o dia da lua nova com a noite mais longa do mês.

No quarto dia, em cada região da Índia tem um significado especial, no norte é celebrado o dia em que Krishna derrotou Indra (Deus do trovão e da chuva) e em Gujarat é celebrado o início de um novo ano. No quinto e último dia, é dedicado a celebrar as irmãs, irmãos e irmãs se reúnem para compartilhar comida e comemorar as suas relações.

O Festival das Luzes têm grande importância para os hindus, os sihks, os janaistas e para os budistas, sendo hoje celebrado mundialmente por praticantes dessas linhas religiosas e também por buscadores espirituais que estão receptivos energeticamente para receber a energia ligada a esse momento.

Venha celebrar conosco o Festival Diwali no dia 1 de novembro, terça feira, com a Meditação dos Corações Gêmeos de Master Choa Kok Sui.

diwali

 

Fontes de Pesquisa:

www.pranichealing.com

https://pt.wikipedia.org/wiki/Diwali

http://girototal1.blogspot.com.au/2015/11/diwali-o-festival-das-luzes.html


Tags: ,


Compartilhar:

Comentários ()

Rua Almirante Pedro Álvares Cabral, 138
Jardim Cuiabá - Cuiabá - MT
Veja a Localização no mapa
casaomcba@gmail.com

INSCREVA-SE